quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Europa 2012 - Vincennes, França

Vincennes é uma pequena cidade localizada a cerca de 30 min do centro de Paris, e tem como seu principal atrativo um grande castelo medieval que leva o seu nome.
O acesso a esta cidade é bastante simples, sendo feito através da linha M1 do metrô, o qual possui sua estação final localizada no centro desta cidade, bem ao lado do castelo.
Neste dia saímos cedo do hotel para conhecermos um pouco desta linda cidade francesa e seu famoso castelo. Já na chegada pudemos observar a imponência do Château de Vincennes com suas enormes torres e muralhas.

Muralhas do Château de Vincennes

A entrada na cidadela é gratuita, sendo que as únicas partes pagas são o acesso ao interior do castelo e ao interior da igreja.
Entramos pelo acesso chamado Tour du Village, um dos três acessos ao interior da cidadela. Esta torre é a única que mantém o tamanho e estruturas originais, inclusive o seu relógio no topo, sendo que as outras duas torres sofreram modificações ao longo do tempo, tendo sido derrubadas e modificadas por ordem de Napoleão para darem passagem para suas máquinas de guerra que eram fabricadas no seu interior.

Entrada da Tour du Village

A cidadela é constituída de toda a parte fortificada que forma o complexo. O castelo está localizado no seu interior, juntamente com a Sainte-Chappele e vários outros prédios anexos, que serviam de moradia para os nobres da época, além de alojamentos e depósitos de armas que compunham todo este complexo.

Interior da cidadela

O Château de Vincennes tem sua origem em 1150 como um pavilhão de caça, mandado erguer por Louis VII. Já em 1337, Phillipe VI mandou erguer a famosa torre de mensagem com seus 52 metros de altura.

Château de Vincennes

Bem em frente ao castelo localiza-se a Sainte-Chapelle de Vincennes, que foi construída em 1379 a mando do então rei da França Charles V a fim de guardar parte das relíquias da coroa.

Sainte-Chapelle de Vincennes

No interior desta igreja pudemos observar vários afrescos e vitrais bem delicados, que demonstram o apreço pela arte e a riqueza dos reis da França.

Interior da Sainte-Chapelle de Vincennes

Ainda dentro do complexo, localizado a direita do castelo estão os pavilhões do rei e da rainha. Uma ala de frente para outra, separada por um grande jardim dedicada a cada uma das comitivas reais.

Um dos pavilhões reais

Ao final do pátio que liga os pavilhões reais, localiza-se uma das entradas do complexo, a Tour du Bois, que dá acesso ao famoso bosque que, apesar de levar o nome de Vincennes, não pertence a esta cidade, sendo que o mesmo faz parte de Paris, o Bois de Vincennes.

Entrada da Tour du Bois

Caminhar pelo interior do complexo é uma viagem de volta ao passado. Por aqui passaram reis e rainhas durante a idade média, posteriormente com a Revolução Francesa o local foi transformado em posto avançado por Napoleão, sendo utilizado como arsenal e fábrica de armas durante as guerras napoleônicas. Foi bravamente defendido em diferentes séculos, desde a Guerra dos 100 anos entre França e Inglaterra até as Guerras Napoleônicas.

Caminhando pelo complexo do Château de Vincennes

Depois de conhecermos toda a parte interna do complexo e o interior da igreja, seguimos para o atrativo principal, conhecer o interior do castelo.
Já na entrada principal do castelo temos a visão de como é o complexo. Separado por uma grande ponte que atravessa um profundo posso, chega-se a um pátio interno, de onde é possível entrar no castelo ou contornar pelos muros que dão acesso a uma segunda entrada na parte de cima do castelo.

Interior do castelo

Com diferentes níveis de proteção, constituído das muralhas externas da cidadela, muralhas internas do castelo e além do acesso ao próprio castelo, é possível confirmar que se tratava de uma estrutura de defesa grandiosa.

Percorrendo o interior do castelo

A vista da janela de uma das torres assemelha-se a obras de artes, que chegam a fascinar pela beleza deste lugar.

Vista da janela da torre do castelo

Caminhando pelos muros internos do castelo é possível observar a grandeza do local e de todas as estruturas ao redor, com magnífica arquitetura e riqueza de detalhes. Realmente uma obra-prima do período medieval.

Palácios e muralha da cidadela

Após conhecermos todo o complexo do Château de Vincennes, retornamos ao centro a fim de conhecer um pouco mais desta cidade e como era primavera, observamos lindos jardins.

Pelas ruas de Vincennes

A poucos minutos do castelo encontra-se a Place Jean-Jaurès, a principal praça de Vincennes, muito bonita e tranquila, ótima para um passeio.

Pelas ruas de Vincennes

Ao final desta praça localiza-se o Hôtel de ville de Vincennes, uma belo palacete que atualmente abriga a prefeitura desta cidade.

Hôtel de ville de Vincennes

Após passarmos a parte da manhã conhecendo Vincennes, retornamos de volta a Paris para continuarmos nosso passeio pela cidade luz.

Posts relacionados:

2 comentários:

  1. Legal ver Vincennes de novo! Nós também fomos e gostamos bastante. Ainda emendamos o passeio do Castelo ao Parc Floral e também ao centrinho da cidade, onde estava acontecendo uma feira. Tudo de bom, não é?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea e Luciano!

      Realmente Vincennes é uma cidade muito legal! Valeu cada minuto que passamos por lá.

      Abs,
      José Henrique

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...