domingo, 25 de setembro de 2011

Hiking na Serra do Elefante 2011

A Serra do Elefante está localizada na divisa natural das cidades de Juatuba e Mateus Leme em Minas Gerais, aproximadamente 58 km de Belo Horizonte. O seu nome tem origem a partir do seu formato, que visto de longe se assemelha a um elefante deitado.
Historicamente era conhecida como Morro de Mateus Leme, em homenagem ao bandeirante Matheus Leme, responsável pelo início do povoamento da cidade que também leva o seu nome, no início do século XVIII.

Vista da Serra do Elefante em Mateus Leme

A cidade de Mateus Leme ainda conserva o seu passado histórico, com diversos casarões e fazendas do século XVIII. Um dos cartões postais da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1766, toda em pedra e que foi uma das obras do artista Aleijadinho.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Passei toda a minha infância e juventude no distrito de Azurita, que pertence a esta cidade. Como toda pequena cidade do interior de Minas Gerais, estive o tempo todo rodeado por matas, serras, trilhas e cachoeiras.
Com toda esta natureza ao redor, a paixão pela aventura foi uma escolha natural.
A Serra do Elefante foi o local do meu primeiro camping aos 12 anos de idade, da minha primeira competição de trekking de regularidade, da minha primeira cicatriz de mountain bike e do meu primeiro rapel em cachoeira.
Muitas destas aventuras estão apenas na memória ou no máximo em alguma foto antiga escondida em algum lugar no armário.
Nada melhor do que voltar aos locais de origem e poder rever as antigas trilhas de longas épocas.
No domingo, dia 11 de setembro, às 08:30 nos encontramos na praça da Igreja Matriz de Santo Antônio e começamos a caminhada.
Com alguns minutos de caminhada já estávamos na trilha rumo ao topo da Serra do Elefante.
A maioria das trilhas são bem definidas e normalmente estão próximas a uma estrada de terra que leva até as torres de transmissão, localizadas no topo da serra.
Muitas das trilhas são percorridas por bikers e algumas delas inclusive são utilizadas em competições de mountain bike e downhill que quando acontecem movimentam a cidade.

Trilhas da Serra do Elefante

Uma de suas trilhas mais interessantes é a trilha dos escravos, que serpenteia todos os vales da serra e da qual se tem uma visão ampla de toda a trilha que se tem pela frente.

Vista da trilha dos escravos, linha seguindo da esquerda para direita

A cada curva que se faz na trilha dos escravos aparecem duas ou três novas curvas cruzando vales. É impressionante e o visual espetacular.

Vista parcial da trilha dos escravos

Ao longo desta trilha, escondidas entre rochas e árvores, ainda é possível encontrar algumas das antigas minas que eram exploradas na região, as quais atualmente estão abandonadas e são utilizadas apenas como morada de morcegos e mariposas de cavernas.

Entrada de uma das antigas minas existentes ao longo da trilha dos escravos

Em vários pontos da trilha caminha-se com um paredão de um dos lados seguido por um abismo do outro, do qual é possível observar toda a região ao redor da serra.

Trilha dos escravos, plana, contornando vales e com vista privilegiada da região

A Serra do Elefante também contém diversas cachoeiras e nascentes, as quais são acessíveis por diversas trilhas, que seguem por diferentes direções. A qualidade da água de suas nascentes é bastante reconhecida, sendo inclusive explorada de forma comercial.

Trilha a caminho das cachoeiras do alto da serra

Do seu topo é possível visualizar as cidades de Mateus Leme, Juatuba, Pará de Minas entre outras. Além do mais, é bastante procurado também por praticantes de paraglider.
A uma distância maior é possível observar a Pedra Grande em Igarapé e até mesmo a Serra do Curral em Belo Horizonte.

Vista da cidade de Mateus Leme do alto da Serra do Elefante

Nele estão localizadas diversas antenas de transmissão e uma capela de Nossa Senhora Aparecida, a qual é utilizada para cerimônia religiosa apenas no dia 12 de outubro, data na qual a serra é invadida por fiéis e trilheiros, os quais aproveitam a data para subir durante a madrugada e ver o nascer do sol lá de cima.

Capelinha no alto da Serra do Elefante

Um pouco de descanso no topo e começamos a descida da serra, fazendo uma pequena parada em uma mina de água, localizada pouco abaixo.

Enfim mais uma boa trilha a ser lembrada

Depois de ter caminhado aproximadamente 12,6 km em 6 horas, retornamos ao nosso ponto de partida, na Igreja Matriz de Santo Antônio, já programando a próxima trilha.

Mapa do caminho percorrido

Informações sobre a Serra do Elefante:
- Altitude: 1.250 metros.
- Localização: Mateus Leme-MG.
- Latitude - Longitude:  19°57'25.62"S - 44°25'30.63"O.

Post relacionado:
Hiking na Serra do Curral 2011

8 comentários:

  1. Como é bom poder fazer uma trilha num local onde passamos nossa infância! Ver os locais com olhos de "gente grande" nos faz lembrar de como éramos, nossos devaneios, nossas impressões... Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  2. Olá Beta!

    Realmente é muito bom retornar aos locais por onde passamos a tempos atrás, muitas lembranças e recordações boas.

    Abraços,
    José Henrique

    ResponderExcluir
  3. Excelente trilha, excelente companhia!
    Primeira vez fazendo hiking e indico esta trilha. Lugar muito bacana.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Boa Victor, obrigado!

    A trilha foi bem legal mesmo.
    Também adoramos a companhia de vocês.
    Vamos programar as próximas!

    Abração,

    ResponderExcluir
  5. Nos dias 29 e 30 de outubro, uma das maiores regiões de calcário do mundo, receberá escaladores de todo Brasil para um evento que promete mostrar o potencial do centro-oeste de Minas Gerais.

    Arcos, Pains e Corumbá. Há 10 anos, a região que agrega estas três cidades é explorada por escaladores locais e conta com aproximadamente 400 km de calcário, 780 grutas e cavernas. O que dá a Pains o titulo de capital mundial do calcário.

    A região escolhida para o evento é conhecida como Rastro de São Pedro. Segundo moradores da região, a comunidade recebeu esse nome devido a pegada em uma pedra que fica ao lado da nascente. Tal pegada seria o rastro de São Pedro, que pode ser conferido.

    Para veículos de imprensa, há a possibilidade de produção de conteúdo e disponibilização.

    Acesse e saiba mais: https://www.facebook.com/event.php?eid=270784516294505

    João Paulo Bueno

    ResponderExcluir
  6. Olá João Paulo!

    Já estive em Pains e região, explorando cavernas.
    Realmente a região tem um grande potencial tanto para exploração de cavernas quanto para diversas modalidades de escalada.

    Pelo visto o evento será de grande valia para a divulgação da região. Farei o possível para comparecer.

    Grande abraço,
    José Henrique

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente parabéns pelo Blog!

    Vocês tem a trilha dos escravos em arquivo para GPS?
    Caso positivo poderiam publicar no blog ou a gentileza de me enviar por e-mail, pois conheço razoavelmente a região, mas estra trilha não conheço.
    E-mail: emericsilva@yahoo.com.br

    Emerson Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson!

      Não tenho o tracklog desta trilha, pois como conheço bem a região, já caminho por estas trilhas a bastante tempo.
      Mas você me deu uma ótima ideia e já estou planejando refazer a trilha nas próximas semanas e desta vez irei mapeá-la com o GPS.
      Assim desta forma, te envio o tracklog por email e também publico o mesmo aqui no post.

      Abs,
      José Henrique

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...