segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ouro Preto - Um dia na antiga Vila Rica

Vila Rica era o nome da antiga capital da capitania de Minas Gerais durante o período do Brasil Colonial. Posteriormente em 1823, a antiga Vila Rica teve seu nome alterado para Ouro Preto.
O nome Ouro Preto tem origem na forma como o ouro era encontrado nos rios da região. As pepitas eram recobertas por uma pequena camada de óxido de ferro, o que resultava no seu aspecto negro.
Com o feriado do dia 12 de outubro se aproximando, em plena quarta-feira, procuramos planejar um roteiro mais próximo, de preferência uma trilha.
Dentre algumas opções, escolhemos visitar o Parque Estadual do Itacolomi, localizado nas cidades de Ouro Preto e Mariana, com planos de subir até o seu ponto culminante o Pico do Itacolomi.
Com o roteiro definido, combinamos com os amigos da trilha na Serra do Elefante, Victor e Pâmela, e convidamos outros amigos.
Saímos de BH bem cedo, sem qualquer sinal de chuva. Mas durante o trajeto o tempo mudou radicalmente.
A poucos minutos de Ouro Preto a chuva já caia forte.
Chegamos até a portaria do parque, mas devido a chuva optamos por visitar o parque e fazer a trilha até o Pico do Itacolomi em outra oportunidade.
Como já estávamos em Ouro Preto, seguimos para o centro da cidade a fim de aproveitar o feriado na antiga Vila Rica.
Percorremos alguns dos principais roteiros da cidade, próximos a praça principal.
O Museu dos Inconfidentes é o local que preserva a história da Inconfidência Mineira.

Museu dos Inconfidentes

A Praça Tiradentes, principal praça da cidade, é dedicada a Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes, foi um dos principais idealizadores da Inconfidência Mineira.

Praça Tiradentes

A Igreja Nossa Senhora do Carmo, construída entre os anos de 1766 e 1772, é uma das principais obras do artista Aleijadinho, decorada no estilo Rococó.

Igreja Nossa Senhora do Carmo


A Igreja São Francisco de Assis se destaca pela qualidade e perfeição de suas esculturas em suas paredes. Também construída por Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde é considerada a obra-prima destes artistas, construída no estilo Barroco.

Detalhes em pedra-sabão na Igreja São Francisco de Assis

Após visitarmos alguns atrativos na cidade durante a parte da manhã, seguimos a procura de um bom restaurante de comida mineira.

Neblina em Ouro Preto

Na parte da tarde a chuva deu uma trégua e o sol apareceu entre as nuvens.

Museu dos Inconfidentes

Já sem chuva, a Praça Tiradentes retornou ao seu fluxo normal de turistas e viajantes.

Praça Tiradentes repleta de turistas

Nada como aproveitar um feriado em uma cidade histórica, que por si só, mantém a sua história em cada rua e em cada esquina.

Vista das ladeiras em Ouro Preto

Não deu pra conhecer o Parque Estadual do Itacolomi, vai ficar para uma próxima vez, mas valeu pelo passeio nesta cidade encantadora que é Ouro Preto.

Mais uma boa trip para ser recordada


4 comentários:

  1. Que bacana o relato! Adorei as fotos com chuva... ficaram tão lindas. Adoro Ouro Preto! :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sílvia!

    Ouro Preto é mesmo um lugar fantástico!
    Gosto muito de lá também!

    Abs,
    José Henrique

    ResponderExcluir
  3. Sou responsável pela rede social exclusiva sobre viagens - viagempública (www.viagempublica.com) - e gostaria de saber se vocês têm interesse de cadastrar seu BLOG na aba BLOGS, ficando mais acessível aos usuários da rede social e dando mais visibilidade ao seu BLOG. Lembrando que você não vai gastar nada com isso, é de graça...

    ResponderExcluir
  4. Olá Fred!

    Pode disponibilizar o link do meu Blog no seu site sem problemas.

    Obrigado.

    At,
    José Henrique

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...