quarta-feira, 4 de maio de 2011

Argentina e Uruguai 2011 - Parte 3

4° Dia - Colonia del Sacramento

Logo pela manhã seguimos para o terminal de embarque do Buquebus em Buenos Aires com destino a cidade de Colonia del Sacramento no Uruguai, já com as passagens compradas no dia anterior.
A viagem no Buquebus é bastante confortável e a travessia do rio de la Plata dura cerca de 1 hora.
Colonia del Sacramento é uma antiga cidade colonial portuguesa do século XVII, que ainda mantém grande parte da sua história.
Já na costa do Uruguai pudemos observar parte da cidade, seu farol e suas muralhas históricas.

Chegada em Colonia del Sacramento

A cidade é bem estruturada para o turismo. Ao chegar à cidade os turistas já recebem um mapa completo, com todos os atrativos e pontos turísticos.
A parte histórica da cidade pode ser toda conhecida a pé, em apenas um dia. Mas em várias ruas existem aluguéis de mini buggys e quadriciclos a disposição dos turistas.
Uma dica importante é que na cidade são aceitos além do peso uruguaio, o real e o peso argentino.
Localizada na Avenida Gral. Flores, antes de chegar à parte histórica da cidade, a Intendencia Municipal mostra sua exuberância.

Intendencia Municipal

A caminho da parte histórica da cidade, nos deparamos com uma placa da UNESCO, fixada no meio da calçada onde define, simbolicamente, o início da parte histórica de Colonia del Sacramento.

Placa da UNESCO em Colonia del Sacramento

A Basílica del Santísimo Sacramento ainda mantém a estrutura original do período colonial português.

Basílica del Santíssimo Sacramento

Ao lado da basílica se encontra os restos arqueológicos da Casa del Gobernador, construída pelos portugueses para  ser a residência do governador e destruída pelos espanhóis em 1777.
Atravessando a Plaza Mayor, chega-se as Ruinas del Convento de San Fancisco, construído em 1694 e destruído por um incêndio em 1704. Ao lado das ruínas se encontra o Faro, farol que teve sua construção iniciada em 1845 e terminada em 1857.

Faro e Ruínas del Convento de San Francisco

Do alto do farol é possível observar toda a cidade, suas muralhas, construções e o terminal naval.

Vista do terminal naval a partir do alto do farol

Uma das principais atrações da cidade é, sem dúvidas, o Portón de Campo. A muralha se encontra em ótimo estado de conservação, o que inclui a fascinante ponte pênsil.

Portón de Campo com sua ponte pênsil e muralha

Na parte da tarde fomos conhecer um aquário dedicado aos rios do Uruguai, possuindo diversas espécies de peixes da região. O aquário possui uma boa estrutura e alguns setores são voltados para a educação infantil, com interatividade e dicas relacionadas à preservação ambiental.

Aquário temático dos rios do Uruguai

Já no fim da tarde, conhecemos o Centro Cultural Bastión del Carmen. Construído em 1880 para ser uma fábrica de cola e sabão, posteriormente foi propriedade de argentinos que a venderam ao Ministério da Educação e Cultura para funcionar como centro cultural.

Centro Cultural Bastión del Carmen

Explorando um pouco as muralhas as margens do rio, próximo ao Bastión del Carmen, nos deparamos com uma pequena entrada, que não constava no mapa e não existia nenhuma informação a respeito. Como a curiosidade era grande descemos por esta estreita entrada e nos deparamos com os alicerces do Bastión del Carmen. O local possuía diversas passagens e corredores e, o que mais chamou a atenção foram as passagens alagadas que seguiam para o interior da construção e que, provavelmente eram utilizadas com pequenas embarcações e possivelmente eram uma rota de fuga para o rio em caso de invasão da cidade.

Subterrâneo do Bastión del Carmen

Já com o dia terminando, e depois de conhecermos toda a história de Colonia del Sacramento, fomos até o mirante no Bastión de Santa Rita, local ideal para observar o pôr-do-sol no rio de la Plata.

Fim de tarde em Colonia del Sacramento

Com o céu sem nuvens, pudemos observar um pôr-do-sol fantástico em pleno rio de la Plata, em um momento único.

Pôr-do-sol no rio de la Plata

Após um dia perfeito em Colonia del Sacramento, com direito a lua cheia após o pôr-do-sol, retornamos a Buenos Aires.


5° Dia - Compras na Calle Florida

O domingo foi dedicado as compras em geral.
Em Buenos Aires o local ideal para fazer compras é, sem dúvidas, a Calle Florida.
Além das diversas lojas existentes e da Galeria Pacifico, um shopping luxuoso e de alto padrão, todos os domingos, a rua fica repleta de vendedores autônomos, que expõe suas mercadorias ao longo de toda sua extensão. Nesta feira ao ar livre, é possível comprar lembranças e enfeites a preços bem inferiores aos das lojas tradicionais.


6° Dia - Saída de Buenos Aires

Neste último dia de viagem, após o café da manhã, seguimos para o Aeroparque Jorge Newbery.
Saímos de Buenos Aires às 10:30 e, após uma escala em Montevidéu, chegamos em Belo Horizonte às 16:30 já com saudades e ótimas recordações desta viagem especial pela Argentina e Uruguai.


Posts relacionados:

7 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...