terça-feira, 5 de abril de 2011

Argentina e Uruguai 2011 - Parte 1

1° Dia - Chegada em Buenos Aires

Em fevereiro deste ano, pesquisando algumas promoções de passagens aéreas na internet, me deparei com uma opção interessante. Passagem aérea entre Belo Horizonte e Buenos Aires, voando pela Pluna, a preços promocionais. Não restaram dúvidas, Buenos Aires seria nosso próximo destino.
Programei a viagem com a Naiara para os dias 16 a 21 de Março. Com as passagens compradas, reservamos o hotel pelo Booking.com.
Preparamos o roteiro dos locais que seriam visitados e, além de conhecer Buenos Aires, reservamos um dia para conhecer a cidade de Colonia del Sacramento no Uruguai.
Saímos de Belo Horizonte no dia 16 de Março às 16:30 com destino a Buenos Aires fazendo uma escala em Montevidéu.
Chegamos em Buenos Aires, no Aeroparque Jorge Newbery, às 23:30 e fomos direto para o hotel, localizado no centro da cidade, a poucos minutos do aeroporto. Após o check-in saímos para encontrar um restaurante para jantarmos.


2° Dia - Roteiros: Retiro/Recoleta, Microcentro e Congresso

Saímos do hotel às 08:00 com destino aos atrativos dos bairros Retiro e Recoleta.
Caminhamos pela Calle Lavalle e depois seguimos pela Calle Florida, duas ruas que são destinadas somente à passagem de pedestres, com destino a Plaza San Martín.
Ao final da Calle Florida, chega-se a Plaza San Martín, uma grande praça que leva o nome do herói da independência da Argentina, o qual possui diversos monumentos em sua homenagem por toda a cidade.


Plaza San Martín

Continuamos nosso roteiro, passando pela Av. Alvear, na qual se encontram diversas mansões e palacetes antigos.

Ao final desta avenida, chegamos ao Centro Cultural Recoleta, antigo convento que foi transformado em centro cultural.


Centro Cultural Recoleta

Ao lado do Centro Cultural Recoleta se encontra a Basílica Nuestra Señora del Pilar, uma bela igreja colonial inaugurada em 1732.

Basílica Nuestra Señora del Pilar

Ao lado da Basílica Nuestra Señora del Pilar se encontra o famoso Cementerio de la Recoleta, o mais antigo da cidade, criado em 1822. O local possui túmulos luxuosos, onde se encontram enterrados, presidentes, músicos, heróis de guerra e onde se encontra o túmulo de Evita Perón. O local é uma aula de história sobre a Argentina.

Cementerio de la Recoleta

Coincidentemente, durante nossa visita ao cemitério nos deparamos com diversos soldados da Armada Argentina se dirigindo para o interior do mesmo.
Neste momento, nos deparamos com uma homenagem em frente ao túmulo do Almirante Brown, em um dos eventos marcados em comemoração ao Día de San Patrício, patrono da Irlanda, local de origem deste almirante, herói de guerra, responsável pela criação da Armada Argentina.

Cerimônia da Armada Argentina no Cementerio de la Recoleta

Saímos da Recoleta por volta das 13:00 e retornamos de volta ao centro a fim de conhecer seus atrativos.
Nossa primeira parada no Microcentro foi a Casa Rosada, sede da presidência. Seu tom rosa simboliza a união entre dois partidos rivais do séc. 19: o colorado (vermelho) e o blanco (branco).


Casa Rosada

Em frente à Casa Rosada, se encontra a Plaza de Mayo, palco de movimentos populares, revoluções e manifestações ao longo de toda a história.

Plaza de Mayo

Após atravessarmos a Plaza de Mayo, visitamos a Catedral Metropolitana, a maior igreja do país. Na sua fachada queima uma chama eterna dedicada ao General San Martín e a um soldado desconhecido, heróis da independência argentina.

Catedral Metropolitana

No interior da catedral encontram-se os restos mortais do General San Martín e do soldado desconhecido, sempre velados por dois soldados.

Restos mortais do General San Martín na Catedral Metropolitana

Da Catedral Metropolitana visitamos o Cabildo, antiga prefeitura de 1725, transformada em museu, palco da revolução de maio de 1810, responsável pela independência argentina.
Após visitar o Cabildo, visitamos a Manzana de las Luces, um quarteirão criado pelos jesuítas no séc. 17, que abriga o Colegio Nacional, o antigo Parlamento e o Mercado de las Luces, onde é possível comprar diversos produtos e enfeites locais.
Logo após, seguimos pela Av. de Mayo, com destino ao Congresso. Antes de chegarmos, paramos para fazer um lanche no famoso Café Tortoni, o mais antigo café da Argentina, fundado em 1858. O local é praticamente um museu do Tango, com diversas fotos e premiações por todos os lados.
Após o Café Tortoni, continuamos pela Av. de Mayo. Ao atravesarmos a Av. 9 de Julio, considerada a avenida mais larga do mundo, pudemos observar o Obelisco, monumento de 67 m contruído em 1936 em comemoração aos 400 anos da cidade.

Av. 9 de Julio com o Obelisco ao fundo

Ao final da Av. de Mayo, chega-se a Plaza del Congresso, praça marcada por diversos monumentos grandiosos e da qual pode-se observar ao fundo a silhueta neoclássica do Congresso.

Plaza del Congresso

Após conhecermos a Plaza del Congresso e o Congresso, passamos pela Plaza Lavalle e depois fomos conhecer o famoso Teatro Colón.
Já se passava das 19:00 horas e retornamos para o hotel.
Saímos as 21:00 com destino a Calle Reconquista, rua repleta de bares, onde estava sendo comemorada a festa de San Patrício.

Aproveitando a festa de San Patrício

Após aproveitarmos bastante a festa, retornamos ao hotel, pois no dia seguinte iríamos conhecer os bairros Palermo e Puerto Madero.

Posts relacionados:
Argentina e Uruguai 2011 - Parte 3

4 comentários:

  1. Muito legal Zé Henrique!

    Depois quero mais dicas, pois eu e a Carol em junho vamos pra lá em lua de mel.

    Muito bonito o blog.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Juninho!

    Vou te passar todas as dicas de lá!
    É uma viagem ótima, você e a Carol vão adorar!

    Abração, T+!

    ResponderExcluir
  3. Oi Zé! Vou copiar seu roteiro para fazer minha viagem em julho! Gostei muito das dicas! Depois quero tentar conversar pessoalmente com vocês para mais detalhes. Parabéns pelo blog! Ajudou demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dôuglas!

      Legal ter ajudado. Se precisar de qualquer dica é só avisar! Buenos Aires é fantástico!

      Abraço.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...