O ponto de partida para a Pedra Grande de Igarapé foi à cidade de Azurita, localizada aproximadamente 70 km de Belo Horizonte. Saímos no domingo, dia 20 de fevereiro, às 03:30 a fim de chegarmos até o topo da Pedra Grande, observar o nascer do sol e praticar rapel.
De carro, percorremos cerca de 50 km de rodovia que separam Azurita de Igarapé, passando pela MG-050, BR-262 e por fim BR-381.
Após chegar a Igarapé, percorremos mais 4 km em estrada de terra até o início da trilha para a Pedra Grande.
Da estrada pudemos observar o perfil da montanha que estava a nossa espera.
Visão da Pedra Grande durante a madrugada |
Como não conhecíamos a trilha e, apesar da lua cheia, ainda estava de madrugada, optamos por deixar a corda e os equipamentos de rapel no carro e seguimos apenas com mochilas leves a fim de chegarmos ao cume mais rapidamente, explorar o seu topo e por último localizarmos um local ideal para o rapel que viria em seguida.
A trilha é bem definida durante todo o trajeto até próximo ao topo. Os primeiros trechos são realizados em uma mata fechada, em alguns momentos com alguns obstáculos, mas logo em seguida começa um trecho de campo aberto onde é possível observar toda a trilha a frente.
Após sairmos da mata fechada, já com o dia começando a clarear, observamos a lateral da Pedra Grande, com a lua cheia ao fundo.
Pedra Grande ao amanhecer com a lua ao fundo |
Neste momento a trilha começou a ficar bastante íngreme com vários obstáculos como rochas e fendas, exigindo um grande esforço físico.
Já próximos a lateral da Pedra Grande, nos deparamos com a entrada de uma caverna, local o qual posteriormente seria realizado o rapel.
Entrada da caverna na Pedra Grande |
Continuamos rumo ao topo, contornando pela parte de trás da Pedra Grande. Às 05:50 o sol já surgia entre as nuvens no horizonte e ainda faltavam alguns metros até o topo.
Nascer do sol na Pedra Grande |
Após algumas "escalaminhadas" e travessias entre rochas, às 06:20 chegamos ao topo da Pedra Grande, a 1.434m de altitude.
Chegada ao topo da Pedra Grande |
A visão que se tem do topo é indescritível. É possível observar diversas cidades da região, represas, rios e várias serras por todos os lados.
Vista a partir do topo da Pedra Grande |
Na Pedra Grande existem diversas vias de escalada já conquistadas e possui um grande potencial para novas conquistas, com paredões de rocha que superam os 200m de altura com variados níveis técnicos.
Após um breve descanso no topo, descemos para buscarmos os equipamentos. Subimos novamente às 09:00, para a caverna onde seria realizado o rapel.
Subida dos equipamentos para o rapel |
Chegamos à base do rapel, na entrada da caverna, às 09:50. Neste momento, coloquei os equipamentos e contornei até o alto da entrada da caverna para montar a ancoragem para o rapel. Montada e verificada a ancoragem, foi hora de curtir o rapel.
Descida de rapel na entrada da caverna |
O rapel realizado foi de 50m, exatamente na entrada da caverna.
Descida de rapel na Pedra Grande |
Após o rapel, foi o momento de juntarmos os equipamentos e retornarmos para casa.
Retornamos pela trilha e pouco antes do final da mesma, pudemos apreciar pela última vez o paredão de rochas da Pedra Grande, local fascinante e com diversas opções de aventura.
Visão total da Pedra Grande |
Informações sobre a Pedra Grande:
- Altitude: 1.434 metros.
- Localização: Serra de Igarapé, divisa natural das cidades mineiras de Igarapé, Itatiaiuçu e Mateus Leme.
- Latitude - Longitude: 20° 7'23.67"S - 44°21'28.84"O.
Imagem da trilha de acesso ao cume da Pedra Grande |
Post relacionado:
Kara, mto bom seu relato e fotos ótimas. Me dá ainda mais vontade de fazer um rapel.
ResponderExcluirPreciso marcar de ir aí algum dia, pra ter umas aulas contigo.
abraço,
Jonathan Padua
Obrigado Jonathan!
ResponderExcluirFica aberto o convite de combinarmos um rapel.
Quando estiver por aqui é só avisar que a gente combina!
Abraços,
José Henrique
Bacana mesmo seu relato JH, o próximo tem que ser de escalada hein!!!
ResponderExcluirAbs,
Guilherme Rocha
Tem a via por dentro da caverna, não sei se viu. O acesso é através de uma passagem estreita dentro da caverna. A experiencia de subir por esse túnel até o ponto de ancoragem é tão bom quanto o próprio rapel...
ResponderExcluirQuando for me avisa
Olá Jonatan!
ExcluirFiz o acesso até o ponto de ancoragem por uma trilha a esquerda da caverna chegando na parte de cima dela.
Vi que tinha um acesso dentro da caverna mas não cheguei a explorá-lo.
Este ano estou planejando voltar lá, pode deixar que quando estiver confirmado te aviso sim!
Abs,
José Henrique