terça-feira, 27 de novembro de 2012

Europa 2012 - Vaticano

O Vaticano, também conhecido como Città del Vaticano, é o menor país do mundo, com uma área de aproximadamente 44 hectares e com pouco mais de 800 habitantes. Seu território está inserido dentro de Roma, mas possui língua oficial própria, o latim, governo próprio, uma monarquia absoluta eletiva, exercida pelo Papa, e como não poderia faltar em nenhum país, uma extensão de domínio próprio na internet, o ".va".
Em uma viagem a Roma é sempre interessante reservar um dia inteiro para conhecer o Vaticano, pois apesar de possuir uma pequena área geográfica, para conhecer seus principais pontos turísticos leva várias horas.
Neste dia saímos logo cedo pela manhã com destino ao Vaticano. Com uma pequena greve no metro de Roma o jeito foi ir de ônibus mesmo. Na própria Estação Termini pegamos um ônibus que fazia parada na entrada do Vaticano. Em poucos minutos já estávamos entrando na famosa Piazza San Pietro.
A Piazza San Pietro é a porta de entrada do Vaticano. Uma grande área oval, rodeada por enormes colunas em duas de suas bordas e com a Basilica di San Pietro localizada bem em frente. No centro da praça existe um grande obelisco originado do Egito.

Piazza San Pietro

A Basilica di San Pietro foi construída sob o local onde acredita-se que tenha sido enterrado São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus e que foi o primeiro papa da Igreja Católica. A construção da estrutura atual da basílica começou no ano de 1506 sobre o antigo edifício que se encontrava neste local.

Basilica di San Pietro

Após a vista externa da Basilica di San Pietro, seguimos para conhecê-la por dentro. Em uma das extremidades da Piazza San Pietro é realizado o controle de acesso para o interior da basílica e para a Capella Sistina. Neste ponto, existe uma fila de acesso e com controle de segurança semelhante ao existente em aeroportos, com raios-X e vistorias. Também existem algumas regras internas de acesso, sendo proibidos shorts e vestidos curtos. A segurança do Vaticano fica a cargo da Guarda Suíça.

Guarda Suíça em uma das entradas do Vaticano

O interior da basílica é por si só fabuloso e rico em detalhes e obras de arte. Os túmulos de antigos papas contracenam com obras famosas como a Pietà, famosa obra de Michelangelo.

A Pietà

Criada no ano de 1499, a Pietà retrata Jesus morto nos braços de Maria. A escultura, feita em mármore, é protegida por um vidro a prova de balas desde que foi atacada a marteladas por um turista em 1972.

Visitando o interior da Basilica di San Pietro, com a Pietà ao fundo

No centro da basílica é possível admirar toda a maestria e engenharia da cúpula, contrastando as pinturas com os raios solares. Realmente uma obra-prima da Renascença.

Cúpula da Basilica di San Pietro
Após conhecermos o interior da Basilica di San Pietro seguimos para o nosso próximo destino no Vaticano, o Musei Vaticani.

Musei Vaticani
A portaria de acesso ao Musei Vaticani fica em outra extremidade do Vaticano, sendo necessário sair da Piazza San Pietro e contornar os muros do Vaticano até a sua entrada.
O Musei Vaticani é um grande complexo de museus, constituído de obras de artes e antiguidades de vários períodos da humanidade.

Aprendendo um pouco de história e cultura no Musei Vaticani
Desde a Idade Média a Igreja foi acumulando diversas obras de arte, muitas delas guardadas desde o Império Romano. Com o Renascimento, o interesse das pessoas por obras de arte e culturas antigas aumentaram, começando a se formar a ideia de concentrar todas estas obras em museus.
Caminhando pelos corredores do Musei Vaticani tem-se a ideia da riqueza imensurável de obras e esculturas que ele possui.

Pelos corredores do Musei Vaticani

Na galeria de estátuas são encontradas figuras de deuses, seres mitológicos e personagens famosos da Grécia Antiga e Roma Antiga.

Galeria de Estátuas do Musei Vaticani

Na galeria de antiguidades egípcias e etruscas são encontrados diversos monumentos como sarcófagos, urnas, esculturas, inscrições e cerâmicas. Até uma múmia está exposta para os visitantes.

Múmia na Galeria Egípcia do Musei Vaticani

Também existe uma galeria dedicada a mapas antigos, com dezenas de mapas que datam do século XVI, além de galerias de tapeçaria, esculturas sacras dentre muitas outras. O passeio pelo Musei Vaticani é uma aula de história e cultura.
Após ficarmos várias horas conhecendo todo o circuito do Musei Vaticani, seguimos para uma das mais famosas atrações, a Cappella Sistina.
Pintada por pintores famosos da Renascença, a Cappella Sistina tem seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV que restaurou a antiga capela entre 1477 e 1480. É nela que se realiza o conclave, o processo pelo qual é escolhido um novo papa.
A pintura no teto da Cappella Sistina, famosa obra de Michelangelo, é fabulosa pela riqueza de detalhes e qualidade dos desenhos. As pinturas foram feitas seguindo os episódios do Gênesis, tendo como figura marcante a cena de Deus criando o homem.

Pintura do teto da Capella Sistina

Enquanto no teto da capela é retrato o Gênesis, a parede atrás do altar, também obra de Michelangelo, retrata o Juízo Final, com grande riqueza de detalhes.

Pintura da parede da Capella Sistina

Após conhecermos o Musei Vaticani e a Cappella Sistina, retornamos a Piazza San Pietro para subirmos até o topo da cúpula da Basilica di San Pietro, de onde é possível ter uma vista completa de todo o Vaticano e de grande parte de Roma.

Piazza San Pietro vista da cúpula da Basilica di San Pietro 

Do topo da basílica é possível observar todos os jardins do Vaticano, que não são liberados para os turistas e diversos edifícios governamentais, como a sede do órgão legislativo, o Palazzo del Governatorato in Vaticano.

Palazzo del Governatorato in Vaticano

Depois de observarmos ao máximo todo o visual do alto da cúpula da basílica, identificando monumentos e praças espalhados por toda Roma, iniciamos a decida da cúpula para retornamos para a Piazza San Pietro.

Fim de tarde na Piazza San Pietro

Já no final do dia nos despedimos do Vaticano e, literalmente com um passo para fora da calçada, já estávamos novamente em território italiano, a tempo de aproveitar mais uma noite em Roma!

Post relacionado:
Europa 2012 - Roma, Itália
Europa 2012 - Paris, França - parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...