sexta-feira, 16 de março de 2012

Fiesta de San Patricio - Buenos Aires

No ano passado desembarcamos em terras portenhas a fim de conhecermos um pouco mais sobre a história e cultura de Buenos Aires. Com os roteiros definidos e atrativos selecionados, ao chegarmos à cidade nos deparamos com os preparativos para a comemoração do Dia de San Patricio, para nós brasileiros o famoso St. Patrick´s Day.

Preparativos para a festa nos bares do bairro Recoleta

San Patricio é um dos padroeiros da Irlanda, a quem atribuem à introdução do cristianismo neste país. O dia 17 de março é o dia provável de sua morte, por isso esta data. A cor verde simboliza a primavera na Irlanda e a cor do trevo que San Patricio utilizava para explicar a doutrina da Santíssima Trindade.
Mas enquanto para nós brasileiros esta data está relacionada apenas como uma festa internacionalmente conhecida, para os argentinos esta data está relacionada à parceria histórica entre a Argentina e a Irlanda e a  heróis de guerra de ambos os países.
Logo no segundo dia por Buenos Aires, nos deparamos com os preparativos para os desfiles que aconteceriam durante a tarde na Plaza San Martín.
Após visitarmos a Basília Nuestra Señora del Pilar, localizada ao lado do famoso Cementerio de la Recoleta, vimos grande movimentação de soldados da Armada Argentina se dirigindo para o interior do cemitério. Logo percebemos que alguma cerimônia estaria por ocorrer e seguimos o fluxo de pessoas.

Chegada da Armada Argentina no Cementerio de la Recoleta

No interior do cemitério estavam reunidos soldados, estudantes, autoridades e representantes diplomáticos dos governos da Argentina e da Irlanda para prestarem uma homenagem ao Almirante Brown, um irlandês que se tornou um herói argentino ao liderar as forças marítimas na luta pela independência deste país.

Homenagem da Armada Argentina ao Almirante Brown

À noite a grande festa acontece ao longo da Calle Reconquista no bairro Retiro, reunindo aproximadamente 30 mil pessoas.
Na rua o que se nota é diversão por todos os lados, sempre regada a muita cerveja e com um forte esquema de segurança, o qual visa garantir a tranquilidade de todos durante a Fiesta de San Patrício.

Festa na Calle Reconquista no bairro Retiro

Os bares localizados nesta rua seguem uma programação especial para atender os clientes durante a festa, com cobrança de entrada a qual normalmente inclui uma cerveja de 1 litro por pessoa.

Participação completa na Fiesta de San Patrício

Para quem estiver em Buenos Aires durante o mês de março vale a pena conferir e acompanhar as cerimônias e comemorações desta grande festa.


Posts relacionados:
Argentina e Uruguai 2011 - Parte 1 
Argentina e Uruguai 2011 - Parte 3

3 comentários:

  1. Nesse mesmo dia, no ano passado, eu estava no St. Patrick's Day de BH. Não foi tão bacana quanto o seu! rsrsrsrs
    Vc saiu de lá chapado né JH? É muita cerveja!! :)
    Abs,
    Guilherme Rocha

    ResponderExcluir
  2. Pois é Guilherme, esta festa em Buenos Aires foi d+!
    Não tinha como tomar todas e não sair de lá chapado... foi muito legal! :)

    Abs,
    José Henrique

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia ainda teu blog,cheguei aqui atravez do grupo RBBV do face! B.A é mesmo um barato!Olha,confesso que sempre tive curiosidade em saber detalhes sobre o Patricks day e morria de vergonha de não saber do que se tratava..kkkk.Obrigada por me exclarecer!!rss..
    Abçs e boa semana!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...