No ano passado desembarcamos em terras portenhas a fim de conhecermos um pouco mais sobre a história e cultura de Buenos Aires. Com os roteiros definidos e atrativos selecionados, ao chegarmos à cidade nos deparamos com os preparativos para a comemoração do Dia de San Patricio, para nós brasileiros o famoso St. Patrick´s Day.
| Preparativos para a festa nos bares do bairro Recoleta |
San Patricio é um dos padroeiros da Irlanda, a quem atribuem à introdução do cristianismo neste país. O dia 17 de março é o dia provável de sua morte, por isso esta data. A cor verde simboliza a primavera na Irlanda e a cor do trevo que San Patricio utilizava para explicar a doutrina da Santíssima Trindade.
Mas enquanto para nós brasileiros esta data está relacionada apenas como uma festa internacionalmente conhecida, para os argentinos esta data está relacionada à parceria histórica entre a Argentina e a Irlanda e a heróis de guerra de ambos os países.
Logo no segundo dia por Buenos Aires, nos deparamos com os preparativos para os desfiles que aconteceriam durante a tarde na Plaza San Martín.
Após visitarmos a Basília Nuestra Señora del Pilar, localizada ao lado do famoso Cementerio de la Recoleta, vimos grande movimentação de soldados da Armada Argentina se dirigindo para o interior do cemitério. Logo percebemos que alguma cerimônia estaria por ocorrer e seguimos o fluxo de pessoas.
| Chegada da Armada Argentina no Cementerio de la Recoleta |
No interior do cemitério estavam reunidos soldados, estudantes, autoridades e representantes diplomáticos dos governos da Argentina e da Irlanda para prestarem uma homenagem ao Almirante Brown, um irlandês que se tornou um herói argentino ao liderar as forças marítimas na luta pela independência deste país.
| Homenagem da Armada Argentina ao Almirante Brown |
À noite a grande festa acontece ao longo da Calle Reconquista no bairro Retiro, reunindo aproximadamente 30 mil pessoas.
Na rua o que se nota é diversão por todos os lados, sempre regada a muita cerveja e com um forte esquema de segurança, o qual visa garantir a tranquilidade de todos durante a Fiesta de San Patrício.
Na rua o que se nota é diversão por todos os lados, sempre regada a muita cerveja e com um forte esquema de segurança, o qual visa garantir a tranquilidade de todos durante a Fiesta de San Patrício.
| Festa na Calle Reconquista no bairro Retiro |
Os bares localizados nesta rua seguem uma programação especial para atender os clientes durante a festa, com cobrança de entrada a qual normalmente inclui uma cerveja de 1 litro por pessoa.
| Participação completa na Fiesta de San Patrício |
Para quem estiver em Buenos Aires durante o mês de março vale a pena conferir e acompanhar as cerimônias e comemorações desta grande festa.
Posts relacionados:
Argentina e Uruguai 2011 - Parte 1
Argentina e Uruguai 2011 - Parte 3Argentina e Uruguai 2011 - Parte 1
Nesse mesmo dia, no ano passado, eu estava no St. Patrick's Day de BH. Não foi tão bacana quanto o seu! rsrsrsrs
ResponderExcluirVc saiu de lá chapado né JH? É muita cerveja!! :)
Abs,
Guilherme Rocha
Pois é Guilherme, esta festa em Buenos Aires foi d+!
ResponderExcluirNão tinha como tomar todas e não sair de lá chapado... foi muito legal! :)
Abs,
José Henrique
Olá! Não conhecia ainda teu blog,cheguei aqui atravez do grupo RBBV do face! B.A é mesmo um barato!Olha,confesso que sempre tive curiosidade em saber detalhes sobre o Patricks day e morria de vergonha de não saber do que se tratava..kkkk.Obrigada por me exclarecer!!rss..
ResponderExcluirAbçs e boa semana!!